Benefícios da sauna

Precauções:

  • - Não jogar essência direto nas resistências
  • - Mulheres gestantes e pessoas com problemas cardíacos devem consultar orientação médica.
  • - Não ingerir bebidas alcoólicas, nem alimentação pesada antes do banho de sauna, podendo ocorrer uma indigestão.
  • - Não tocar, nem retirar o equipamento do local estando ligado.
  • - Após o banho de sauna recomenda-se ingerir bastante líquido como: água e sucos.
  • - Temperatura recomendada:
    • - - 50°C a 60°C (sauna úmida)
    • - - 60°C a 70°C (sauna semi-úmida)
    • - - 70°C a 80°C (sauna seca ou finlandesa)

Recomendações:

A Impercap Saunas recomenda que seja consumido água para se hidratar antes e após o banho de sauna, para que o usuário obtenha realmente todos os benefícios terapêuticos e medicinais que só a sauna promove ao usuário, dando a sensação de bem estar e relaxamento.


Leia abaixo atentamente a este documentário que é de extrema importância:


ÁGUA

Mudança de Hábitos

Beber água é um hábito saudável que deve ser desenvolvido por todas as pessoas.


A seguir reproduzimos um caso relatado do Dr. Ícaro Alves Alcântara - Médico docente da disciplina Semiologia do UNICEUB - Centro Universitário de Brasília.


Há cerca de um ano atendi no HFA uma senhora dos seus "30 anos" com ENXAQUECA bastante comum: Cefaléia (dor de cabeça).


A paciente relatava que já havia passado por otorrinos, oftalmos, neuros, clínicos gerais e até endocrinologistas, com as descrições dos mais diversos tratamentos e a presunção de várias hipóteses diagnósticas, sem qualquer melhora. Entretanto, durante sua consulta, entre várias perguntas habituais, questionei o quanto de ÁGUA ela bebia por dia e de que forma (ou seja, com qual periodicidade).


A mesma afirmou que bebia pouquíssima água, porque não sentia sede, principalmente à noite.


Após várias outras perguntas, suspendi todos os medicamentos e disse-lhe que ela precisava apenas TOMAR ÁGUA adequadamente. Um tanto quanto descrente, ela voltou para casa.


Após uma semana, retornou contando que não sentia mais dores de cabeça, que os seus intestinos funcionavam melhor e que a sua disposição havia melhorado. Milagre?! Não, todos nós sabemos o quanto é importante uma ingestão adequada de água diariamente, mas quase sempre negligenciamos.


Todos os organismos vivos apresentam de 50% de água a 90% de água em si.


O próprio corpo humano é constituído em 70% POR ÁGUA que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia.


Preconiza-se o número de um copo de 200 ml de água por hora, enquanto estiver acordado. Assim sendo a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa.


E NÃO ADIANTA deixar para tomar os 2 a 3 litros de água necessários diariamente de uma só vez.


Estudos mostram que o estômago capacita apenas 12 ml/kg/hora, ou seja, um adulto não conseguirá tomar mais de 1 litro de uma só vez, sem "passar mal".


Se você ainda não se convenceu, observe:

  • - Cabelos - falta vitalidade;
  • - Couro Cabeludo - descamação;
  • - Concentração - distúrbios;
  • - Sono e memória - com perda da disposição para realização das atividades diárias em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais "viscoso" e "grosso", e de circulação mais lenta;
  • - Ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas - que com a baixa umidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamação e infecções;
  • - Conjuntivites;
  • - Sinusites;
  • - Bronquites;
  • - Pneumônicos;
  • - Queda e enfraquecimentos dos pelos;
  • - Baixa produção de saliva;
  • - Distúrbios no aproveitamento adequado;
  • - Cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e sua acumulação local;
  • - Vitaminas e sais minerais – com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a câimbras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos dentais.

É certo que há água nos alimentos, mesmo nos sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita periodicamente.


Uma forma de se observar se a quantidade de água é adequada, é observar a cor da urina, que deve ser incolor. Quanto mais forte, pouca ingestão de água está sendo feita.


Vale lembrar que é sempre bom evitar bebidas alcoólicas, ou não alcoólicas, que apesar de serem diuréticas evitam que se beba água.


Mais problemas por falta de água:

Respiração dificultada, por vezes levando à falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos.


Obstipação e, por vezes, sangramento retal (devido a fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido intestinal ao mover-se em seu interior).


Impotência ou disfunções eréteis ou, no caso das mulheres, sangramentos vaginais.


Evite também, a ingestão de água pelo menos meia hora antes das refeições, para não prejudicar a digestão.


Depois de tudo o que leu...Ainda não lhe deu...Sede?


Sabia que...?


O mecanismo da sede é tão débil que com freqüência 37% das pessoas confunde-a com fome?


Uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em cerca de 3%?


Um copo de água acalmará a fome durante a noite em cerca de 95% dos casos de dieta de emagrecimento, segundo um estudo realizado na Universidade de Washington?


A falta de água é a causa nº 1 da fadiga diurna

Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água por dia poderão aliviar significativamente as dores lombares e das articulações em 80% das pessoas com este problema.


Uma descida de apenas 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade com cálculos básicos e problemas de focalização da vista no monitor do computador ou sobre uma página impressa.


Beber cinco copos de água por dia diminui o risco de câncer do colon em cerca de 45% e baixa o risco de câncer mama em cerca de 79% e reduz na metade as probabilidades de desenvolver câncer na bexiga.


Você está bebendo a devida quantidade de água diariamente?

   

O vapor de Água é transparente!

Falta de vapor na sauna

   

Temos vapor de água quando as moléculas de água não estão ligadas umas às outras e a água está no estado gasoso. Moléculas de água podem adquirir este estado gasoso à temperatura ambiente, liberando-se de corpos de água e difundindo-se no ar. Acima da temperatura de 100°C, ao nível do mar (pressão de 1 atmosférica) a água encontra-se no estado gasoso.

Assim, aquecendo a água até esta temperatura, podemos gerar uma grande quantidade de vapor de água. Quando temos somente água no estado gasoso, chamamos de vapor seco. O vapor seco é um gás transparente.

O que acontece então quando vemos sair da boca de uma chaleira ou de um gerador de vapor uma névoa branca? Este é o que chamamos de vapor úmido. O vapor úmido se forma na mistura de vapor seco com o ar atmosférico, quando a umidade relativa do ar é próxima de 100%. E é composto de minúsculas gotículas de água suspensas no ar, ou seja, água líquida dispersa no ar. Assim também são as nuvens e a neblina. Se observarmos atentamente o vapor que sai o bico de uma chaleira, vemos que imediatamente após sair do bico o vapor é transparente. Ao se afastar e misturar-se com o ar, a sua temperatura abaixa e o vapor seco se condensa em minúsculas gotículas, formando o vapor úmido. Mais afastado ainda do bico, as gotículas dispersam-se ainda mais e a concentração de água no ar, a chamada umidade relativa do ar, diminui e as gotículas transformam-se novamente em gás, deixando de serem visíveis.

Como vimos se teremos vapor úmido ou seco depende das condições atmosféricas como temperatura, pressão e umidade relativa do ar. Em dias quentes, dificilmente veremos neblina, mesmo que a umidade relativa do ar esteja alta, enquanto que em dias mais frios, se a umidade relativa estiver alta teremos neblina.

Da mesma forma, dentro de uma sauna a vapor, podemos ter vapor seco ou úmido, dependendo das condições atmosféricas, de tal modo que nem sempre podemos considerar somente a quantidade de vapor úmido, e, portanto visível, como um indicador da umidade relativa do ambiente. É comum a percepção de que em certos dias a sauna “não funciona” porque temos pequena quantidade de vapor úmido.

Prof.Dr. Valmir Fadel
Depto de Física
IBILCE-UNESP
São José do Rio Preto - SP

Benefícios

É recomendado como antidepressivo

Tira o stress

Relaxa a tensão nervosa e muscular

Melhora a circulação sanguínea

Tira as toxinas que estão em seu organismo

Limpa as vias respiratórias

Excelente para limpeza de peles